LInks sobre Eleição Digital

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PRÓXIMAS AULAS - Sociedade da Informação (UFSC)


CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS AULAS

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Aula 3 - primeiro seminário: Web 2.0 - introdução (16/10) (AULA JÁ REALIZADA)
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-Construir as ferramentas para uso e avaliação durante a disciplina;
-Além das ferramentas listadas, outros exemplos com o mesmo enfoque (ferramentas sociais, conteúdo compartilhado);
-Plotagem colaborativa georeferenciada 2.0. Google Earth, exame da ferramenta, com funcionalidades e camadas (nemu esquerda). Street view (histórico, conceituação, questões);
-Preparar um questionário de avaliação das ferramentas 2.0 (simples e objetivo, a ser respondido durante os encontros);
-Das ferramentas a serem construídas: seu tema será e experiência eleitoral internacional que vamos realizar ao longo da disciplina (ver aulas 6, 7 e 8); todas as ferramentas devem seguir a seguinte orientação: somente membros do grupo (e da lista) podem comentar;
-Comentários sempre identificados; comentários mediados;
-Plotar no Google Earth todas as ferramentas, e o descritivo da experiência – Primeira Eleição Internacional - com o maior número possível de alternativas (wiki, bases geográficas, galerias, fotos, vídeos, etc);
-Atividade complementar (fora do seminário): construção da primeira versão da convocatória para a eleição internacional (mais detalhes aulas 6 e 7, adiante);
-Distribuição dos papers para as aulas 6 e 7;

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Aula 4 - segundo seminário: Web 2.0 - avançado (23/10/2009)
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-Gestão de documentos webtop;
-Aplicativos de Gestão 2.0 (Simple ERP 2.0 e similares. Experiências com CRM, BPM e BI);
-Ajax, considerações;
-Ambientes 3d online. Demonstrar 2nd Life, Kaneva e similares;
-Jogos socias e simuladores de comunidades. Jogos de Garagem;
-Google SketchUp. Construir no SketchUp e posicionar no Earth um modelo basico 3d do local onde será realizada a primeira eleição internacional (local dos encontros do grupo Sociedade da Informação 2009);
-Localizar ambiente no 2nd Life para uma reunião do grupo;
-Chrome, navegador voltado para aplicações 2.0. Avaliação;
-Atividade complementar (fora do seminário): conclusão do texto da primeira convocatória.

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Aula 5 - terceiro seminário: Web semântica e web 3.0
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-Aplicações semânticas;
-Inovações em ferramentas de busca;
-Ontologias. Estrutura, classificação. Visão epistêmica e visão computacional;
-Editores de ontologias;
-Buscadores semânticos e ontológicos;
-Atividade complementar (fora do seminário): tecnologia MetaSinapse e edição de ontologias em linguagem natural. Holonímias, Meronímias, Hipernímias;
-Apresentação de estudo de caso de tratamento semântico: - Os atos secretos do executivo.

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Aulas 6 e 7 - Democracia Direta Digital
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-Papers serão distribuídos na aula do dia 16/10;
-Modelagem da eleição/consulta internacional através do aplicativo pelo telefone celular;
-Tema da eleição: A ONU está cumprindo o seu papel?
-Participação possível de qualquer lugar do mundo (testes já realizados com sucesso da Espanha, Itália, EUA, Egito, Chile, Argentina);
-Respostas possíveis: sim ou não (binário);
-Será a primeira experiência eleitoral síncrona mundial;
-Argumento inicial: A sucessora da Sociedade das Nações surgiu da guerra com o objetivo prioritário de salvaguardar as relações de equilíbrio e manter a segurança?. Chantal
Morelle.
-Mais argumentos na final do texto;
-A equipe da aula 6 vai organizar argumentos a favor do SIM;
-A equipe da aula 7 vai organizar os argumentos a favor do NÃO;
-Na aula 6, fecharemos o texto da segunda convocatória/convite de participação, explicando a experiência e avisando que a votação estará aberta a partir daquele momento.
-Acompanha uma tabela com argumentos para SIM ou NÃO. Português, inglês e outros idiomas se possível;
-Em seguida, será aberta a votação, que ficará disponível até o seminário final (aula 8), quando será feito o encerramento e anunciado o resultado;
-Geração dos primeiros votos (calibragem);
-Aula 7, sequência dos papers. Análise do andamento da votação. Avaliação do esforço de convocação;

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Aula 8 - Democracia Direta Digital
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-Laboratório, conclusão da votação internacional;
-Fechamento da apuração;
-Avaliação geral da experiência.

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Complementos sobre a temática ONU:
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-?A sucessora da Sociedade das Nações surgiu da guerra com o objetivo prioritário de
salvaguardar as relações de equilíbrio e manter a segurança?.
-?Muito rapidamente apareceram as rachaduras no novo edifício: a grande aliança se desfez em 1947?.
-?No entanto, nem tudo seriam desilusões ou decepções, no âmbito dos trabalhos e realizações da jovem organização. No Conselho Econômico e Social, a tarefa empreendida obteve um merecido sucesso, em especial no que diz respeito aos direitos humanos?.
-?A organização foi pensada com base num 'mapa da guerra', sem nenhuma reflexão sobre os novos problemas: descolonização, mundialização da economia, novas relações de dependência e luta pela liderança, o que levou à formação de blocos?.
-?Seu impulso e sua determinação permitiram que fosse adotada um Paris a Declaração
Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948, quando a lembrança do
genocídio era ainda muito viva?.
-?A Organização Internacional do Trabalho, preocupada com o que ocorrera com esses itens na época da Sociedade das Nações, providenciara a inclusão de direitos econômicos, sociais e culturais no direito internacional?.
-?O 'Governo do Mundo'que alguns desejavam em 1945 revela-se ainda hoje uma utopia. A Carta e a Organização das Nações Unidas, contudo, são sempre uma referência, um pólo na direção do qual nos voltamos e do qual esperamos soluções. É sinal de que a elaboração da primeira não foi vã, e de que a segunda ainda é a única organização internacional na qual os países e as pessoas acreditam?.
Chantal Morelle, escritora francesa, professora, historiadora.