LInks sobre Eleição Digital

sábado, 24 de outubro de 2009

Evidências de que a ONU não está cumprimdo com seu papel.

Faixa de Gaza
Conflito na faixa de Gaza envolvendo Palestinos, HAMAS e o exercito israelenses. A ONU não intervêm, utilizando a desculpa de que os ataques israelenses são desproporcionais e agressivos, ou seja, que a ONU não conseguiria resolver o problema.

Aguerra do Iraque
A ONU reconhece o direito de veto aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e os EUA fazem parte do Conselho. Durante a crise iraquiana, a ONU foi submetida a uma dura prova: submeter-se aos Estados Unidos, revelando servilismo ou opor-se aos Estados Unidos, mostrando-se impotente. Escolheu a segunda opção, salvando a honra, mas perdendo no terreno.

Genocídios na Africa
A incapacidade da comunidade internacional para responder de maneira contundente à violência no Quênia e no Sudão pode fazer com que o genocídio e a limpeza étnica se estendam a outras partes da África, advertiu a organização não-governamental MRG, com sede em Londres.
O renovado risco de assassinatos em massa coincide com a tentativa da ONU de por em prática os princípios da “Responsabilidade para Proteger (R2P, sigla de Responsibility to Protect). Foram adotados pela Assembléia Geral da ONU em 2005, com a intenção de que se convertessem em um chamado à ação em favor das populações de risco.
A iniciativa perdeu impulso por varias razões. Uma delas foi a entrega em 1º de janeiro de 2007 do mandato de Kofi Annan a Ban Ki-moon à frente da Secretaria Geral das Nações Unidas.
Em Ruanda e Bósnia, as missões da ONU foram incapazes de prevenir o genocídio.

A Somália em 1992
Com o país sofrendo pelos conflitos internos, o governo central desapareceu após a queda da ditadura pró-soviética de Siad Barre, em 1991. Os “senhores da guerra” tomaram conta do país decadente. Desde então, a Somália vive em guerra civil , a qual matou dezenas de milhares de cidadãos. Não existe mais unidade nacional, e o país fragmentou-se em regiões.
Em 1992 iniciou-se, primeiramente no sul, uma ação humanitária da ONU . A ONU agiu, mas demorou 1 ano para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário