LInks sobre Eleição Digital

sábado, 24 de outubro de 2009

Evidências de que a ONU está cumprindo seu papel

Atualmente, há 18 organismos, como agências, fundos, programas e comissões regionais, instalados no Brasil, dentre eles:

ACNUR (Alto Comissário da ONU para Refugiados)
CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe)
FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)
FMI (Fundo Monetário Internacional)
Banco Mundial
OIT
OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde)
PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)
PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids)
UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
UNICEF

ACNUR: missão de assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados. Nos esforços para cumprir seu objetivo, o ACNUR empenha-se em garantir que qualquer pessoa possa exercer o direito de buscar e gozar de refúgio seguro em outro país e, caso assim deseje, regressar ao seu país de origem.

SANA’A, Iêmen, 13 de outubro (ACNUR) – Um comboio levando itens de ajuda humanitária para o norte do Iêmen -> ajuda a duas mil pessoas.

APARTHEID: Com o fim do império português na África em 1975, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas (ONU) faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Frederick de Klerk condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela. Condenadas pela ONU e sob fortes pressões internacionais, as leis de apartheid começaram a perder terreno a partir de 1985 e foram abolidas formalmente em 1991, mas com o país ainda mergulhado em sangrentos conflitos sociais.

A 2ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, encerrada em 9 Setembro 2009, na sede da ONU em Nova York, analisou formas de promover leis nacionais que protejam os direitos das pessoas com deficiências.
O intercâmbio de experiências entre os países participantes serviu para a fortalecer a igualdade das 650 milhões deficientes no mundo.

TRATADO SOBRE A NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES : Recordando que, de acordo com a Carta das Nações Unidas, os Estados devem abster-se, em suas relações internacionais, da ameaça ou do uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado, ou agir de qualquer outra maneira contrária aos Propósitos das Nações Unidas, e que o estabelecimento e a manutenção da paz e segurança internacionais devem ser promovidos com o menor desvio possível dos recursos humanos e econômicos mundiais para armamentos.

PNUMA: estabelecido em 1972, é a agência do Sistema ONU responsável por catalisar a ação internacional e nacional para a proteção do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

UNESCO: Fórum de Segurança na Internet que a empresa Microsoft, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a UNESCO no Brasil, Senac São Paulo e a Rede Record.

O setor educacional da UNESCO tem um papel fundamental a desempenhar, tanto na prevenção do HIV como na construção de capacidades para responder às ameaças da epidemia do HIV/AIDS, por meio da promoção dos direitos humanos, da igualdade entre os sexos, do conhecimento e das competências, da participação dos jovens portadores do HIV e da redução do estigma e da discriminação.

Um comentário:

  1. Creio que estes argumentos são a favor da ONU e não contra, como está no enunciado.

    E aproveitando o espaço, vou adicionar mais um argumento a favor da ONU:

    A ONU lançou uma campanha para chamar a atenção sobre as ações sustentáveis de indivíduos. Um dos objetivos é divulgar as ações realizadas por pessoas comuns através de tecnologias móveis.

    ResponderExcluir